Vida após o Ensino Médio: sobre dar um tempo.

12 de janeiro de 2012
É HORA DE AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA.
ENTENDA MAIS SOBRE DAR UM TEMPO ANTES DA FACULDADE.
____________________________________________________

Chegar ao término do ensino médio e se sentir pressionado a entrar, em uma faculdade é tipicamente normal, assim como sentir-se indeciso. A soma dos desejos, decisões a serem tomadas, escolhas e idéias atuais e recentemente inovadas, ainda não esta totalmente digerida pelo sistema da sua cabeça. Mudanças no comportamento, personalidade e hábitos colaboram para isso, mas é preciso manobrar e encarar esse momento, ou ao menos tentar. 

Com a independência começando a pairar, as decisões que você deve tomar sozinho, também se aproximam. Uma delas, é a escolha de deixar os estudos que conviveram com você durante anos,  de lado. É preciso pensar com calma  e visualizar os ângulos: benefícios e desvantagens que podem ser acarretados através desta ''deliberação''.

Dar um tempo, seja para viajar, trabalhar ou apenas pensar melhor no futuro,costuma ser visto pelas pessoas como uma perda de tempo, mas essa pode ser uma boa hora, para parar quando há uma indefinição muito grande sobre que curso fazer e profissão seguir. Sem contar  que autonomia e independência, são quase que essenciais nesse momento, e estas duas palavras devem ser muito bem entendidas, sabendo a origem e função de cada uma, para ai, aderi-las e colocar em prática. 

Uma experiência no exterior ou intercambio, pode ser muito gratificante no futuro. A maturidade e clareza sobre alguns assuntos,  que você ainda não tem, podem ser adquiridas durante esse tempo, que estiver distante dos conhecimentos. Com o tempo é provável que haja uma escolha mais consciente sobre o curso que deseja e alunos mais maduros, podem ter uma maior facilidade na hora de se desenvolver ou adaptar-se em local como faculdade e universidades. 

Porém, o aluno que para estudos e começa outros afazeres, tem uma probabilidade de se desestimular a voltar a estudar e perder o pique que teve até então, esquecendo conteúdos importantes ou até mesmo, repensar a decisão que já havia tomado, e acabar indo por um caminho errado.

É sempre bom ter consciência do que se está fazendo nesse período, afinal são escolhas que levaremos para a vida toda, e talvez as primeiras que tomemos sozinhos. Não é bom deixar uma má impressão de nós para nós mesmos. 

17 comentários:

Unknown disse...

Se bem essa fase, passei por ela e continuo fazendo nada HSUAHSUAHSUASH
Mas já trabalhei foi bom, ser independente agora não estou mais por enquanto.

Aqui querida não seis e vc aceita selinhos, mais eu indiquei um pra vc. Se não gosta tudo bem eu entendo mais era p escolher os q eu mais gosto e escolhi o seu. Ai vc que sabe se usa ou não. rsrs'

Tenha um ótimo dia
bjos ♥

http://alinecuerci.blogspot.com/2012/01/mais-um-selinho.html

Maria Lua disse...

Amei o texto, amei!
http://perfeitateen.blogspot.com/

Angélica disse...

Aline, fofa super mega obrigada pelo carinho e pelo selo, infelizmente a página onde colocamos os selinhos foi retirada, mas vou salva-lo e quando a colocarmos no ar novamente, postamos o selo.

Obrigada pelo carinho :D

Angélica disse...

Maria, que bom *-*

Sophia ♡ disse...

Parabééns pelo o seu blog!!!
beijosss (:
www.cotidianodeumabarbie.blogspot.com

Angélica disse...

Obrigada querida ;D

Blog Talento Feminino disse...

Nossa, nem gosto de pensar nisso. Afinal esse é o meu ultimo ano na escola... e ja estou morrendo de saudade kkk e pretendo fazer Enem de novo, e fazer faculdade de jornalismo, e começar a trabahar claro.
Seria bem interessante em da um tempo pra viajar, curti a vida, mas isso, eu só penso depois de começar a trabalhar e poder bancar com o meu dinheiro ;)
bjs

Tem post novo la no blog, é muito importante sua participação.
bjs

http://thingsforteenagersforeverglam.blogspot.com/

Angélica disse...

A gente só começa a ver que tudo ta mudando nesse exato momento, e mudar aquela ideia, de querer que tudo acabe logo ):

Poisé autonomia é fundamental, quando queremos tomar decisões que influenciem gastar dinheiro e tal :D

Vou passar no seu blog flor :D

Bella e Carol // Web Star disse...

Eu tô longe desse época... Então flor, obrigada pela visita e volte sempre! bjs
www.webstar30.blogspot.com

Tainá Cardeal disse...

Adorei esse post, é exatamente a fase que eu estou. Mas acho que já conseguir tomar as minhas decisões e fazer minhas escolhas para esse ano de mudanças. Beijos.

Fabio Correa Imoveis disse...

Eu termino o ensino médio esse ano,e já estou meio desesperada com essa ideia de deixar os estudos de lado e ter que assumir minhas próprias responsabilidades e entrar em um faculdade =/

www.blogmeianoite.com

prog disse...

O melhor é já fazer faculdade em seguida!! depois você esquece tudo que aprendeu na escola, e tem mais trabalho pra relembrar...

E também é bom fazer um curso que dê dinheiro. Tenho várias amigas que fizeram o que gostavam e agora ficam sem fazer nada em casa porque não tem emprego!

Angélica disse...

Bella, então aproveita enquanto ta longe ahaha

Angélica disse...

taina, que bom que gostou flor. Espero que tenha mesmo escolhido, eu e ainda estou meio que indecisa :/

Angélica disse...

Meia, mas você tem a opção de mergulhar mais ainda nos estudos né flor, a escolha é sua *-*

geórgia disse...

Após eu ler o título parei. Não é post pra mim, ainda não cheguei lá rs* Obrigada por passar no meu blog :)

http://internosconflitos.blogspot.com

Anônimo disse...

Porque vc copia o estilo do blog 'Depois dos quinze"?? Tente fazer uma coisa original e não ficar copiando os outros, isso é feio da sua parte!!